O planejamento de um loteamento envolve diferentes fases.
Desde o projeto até a execução são inúmeras etapas que precisam ser concluídas de maneira correta para evitar problemas futuros.
Mesmo conhecendo o processo, algumas coisas podem passar despercebidas, por isso separamos 5 dicas importantes que podem te ajudar (e muito) na hora de projetar seu loteamento.
- Certifique-se de que está utilizando a legislação mais atualizada do município
- Fazer um estudo ambiental preliminar com objetivo de identificar as especificações técnicas e limitações da área.
- Levar em consideração o sistema viário existente no entorno e a necessidade de futuras interligações com o mesmo a fim de prezar pela continuidade das vias públicas.
- Prever um espaçamento entre as áreas projetadas do loteamento com as áreas de preservação permanente, vegetação nativa, entre outras; visando que haverá movimentação de terra e esses espaços poderão ser destinados à implantação de taludes para evitar muros de contenções que possuem o custo bem mais elevado.
- Projetar as quadras e vias levando em consideração o sentido das curvas de nível do terreno natural a fim de minimizar a movimentação de terra e declividade do sistema viário bem como evitar faixas não edificantes nos lotes.